> ESTUDOS
> NOVOS PROJECTOS
> PROJECTOS CONCLUÍDOS
> PROJECTOS EM CURSO

SIAC

O projecto é multiregional, localizando-se nas NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

Dos vários Objectivos e Acções propostas destacamos :

-Divulgar e Informar sobre os temas relacionados com o hidrogénio junto de entidades do tecido científico e empresarial Português, mas também junto da população em geral.

-Investigação científica

-Criação de Legislação e Regulamentação do quadro do Hidrogénio

-MaIor presença no meios de comunicação, das acções e informação promovidas no âmbito do Hidrogénio

Consulte o documento no link a baixo.


visualizar >>

H2 - Comunidades Sustentáveis (2011/2012)

O Concurso H2 – Comunidades Sustentáveis organizado em parceria pela AP2H2 e pelo LNEG- Laboratório Nacional de Energia e Geologia, visa valorizar o potencial criativo de equipas de estudantes de Escolas Secundárias em Portugal, através da atribuição de prémios a projectos de educação /formação inovadores desenvolvidos no âmbito de sistemas ou tecnologias relacionadas com a sustentabilidade energética, focadas no Hidrogénio como vector energético. 

Este Concurso tem como objectivo promover a demonstração da aplicação de conceitos inovadores de sistemas sustentáveis de energia, com particular ênfase naqueles que utilizam hidrogénio, e pretende também, estimular a Comunidade escolar e extra-escolar na procura de novos modelos de sociedade e de produção e utilização de energia limpa.


visualizar >>

Promoção do H2 em Portugal (2007/2008)

Promoção do H2 em Portugal/ Promoção da Cultura Científica e Tecnológica (2007/2008)

Um projecto pioneiro de divulgação do hidrogénio / pilhas de combustível em Portugal.

Objectivos do Projecto: 

Promover a Sociedade do Hidrogénio junto de:

-Público em geral, pois qualquer pessoa é um potencial utilizador destas tecnologias. Existe hoje uma maior exigência de disponibilização de informação e conhecimento;

-Estudantes universitários, que possam fazer uma carreira profissional na investigação;

-Profissionais das empresas, para os quais se justifique uma formação técnica mais profunda sobre o manuseamento de hidrogénio, a prevenção dos riscos de acidente;

-Profissionais da Comunicação Social, que queiram especializar-se na área de Divulgação da Cultura Científica.

Acções Desenvolvidas:

-Desenvolvimento de um kit didáctico para o público universitário, integrado no Laboratório de Energias Renováveis do IDMEC.

-Visitas guiadas, com mais de 200 estudantes abrangidos

-Desenvolvimento da exposição:

“Hidrogénio: Que Futuro na Energia?”, para divulgação nos centros de ciência viva, ao público. Em itinerância nos Centros Ciência Viva, Visionarium, Sintra, Estremoz, Algarve.


Diagnóstico do Sector de Hidrogénio em Portugal

Diagnóstico do Sector de Hidrogénio em Portugal e Recomendações de Ação

  • Estudar e promover a competitividade do Sector Hidrogénio português, tendo como âmbito específico a geração e a ampla divulgação de informação de natureza coletiva de elevada relevância para o sector nos fatores de competitividade mais críticos, mas também, a promoção internacional do sector Hidrogénio, a cooperação no estabelecimento das bases tecnológicas (investigação coletiva) e de mercado (organização da oferta do Hidrogénio como vetor energético, visando os mercados internacionais) e o dinamismo na promoção do empreendedorismo e de novas empresas de base tecnológica.

visualizar >>

Energy, Environmental, Economic Impact Assessment

Relatório: "Energy, Environmental and Economic Impact Assessment of Hydrogen Scenarios in the Portuguese Road Transportation Sector (2010 - 2050)"

  • Analysis of the potential economic-wide energy and CO2 emissions implications of Hydrogen vehicle penetration into the Portuguese road transport over the time-horizon 2010 -2050.

visualizar >>

Issues on hydrogen vehicles modelling

Relatório "Issues on hydrogen vehicles modelling"

  • Review of hydrogen roadmaps
  • Hydrogen vehicles life cicle analysis

visualizar >>

Relatório Final H2Se

RELATÓRIO FINAL H2SE


visualizar >>